André Ershov sagrou-se Vice-campeão Nacional em Leiria |
O atleta de xadrez do Independente Futebol Clube Torrense, André Ershov, com 9 anos, sagrou-se Vice-campeão Nacional de Rápidas, no Campeonato Nacional de Jovens Individuais de Partidas Rápidas, que decorreu em Leiria, no passado dia 9 de abril.
A prova, organizada pela Federação Portuguesa de Xadrez, contou com a participação de 240 atletas de todo o país.
O Independente Futebol Clube Torrense foi representado com duas formações no escalão de sub 8,10 e 12 e outra formação no sub14 a 20.
RESULTADOS Sub8 a sub12: 23 equipas - Formação «A»: Veronika Komarnytska, José Guerreiro, João Neves e André Ershov - 6.º lugar, com 16 pontos. Formação «B»: Aaron Nunes, Daniel Gonçalves, Luís Miguel Tolda, Rodrigo Cardoso e Diogo Branquinho - 7.º lugar, com 16 pontos. Sub 14 a 20: 16 equipas - João Jesus, Mariana Saúde, Gabriel Calixto e Diogo Almeida - 10.º lugar, com 13 pontos. Sub 8: 33 participantes - Diogo Branquinho, que participou pela primeira vez no campeonato nacional de jovens de rápidas terminou na 13.ª posição, com 5 pontos em 9. Sub 10: 63 participantes - André Ershov - 2.ª lugar, com 8 pontos em 9. Daniel Gonçalves, pela 1ª vez no campeonato terminou em 42.º lugar, com 4 pontos num escalão muitíssimo forte. Sub 12: 56 participantes - José Guerreiro - 6º lugar, com 6.5 pontos em 9. João Neves - 15.º lugar , com 5.5 pontos. Veronika komarnytska – 27.º lugar, com 5 pontos e 4ª lugar na classificação feminina, ex aequo com a 2.ª e 3.ª. Aaron Nunes - 36.º lugar, com 4 pontos. Luís Miguel Tolda – 40.º lugar, com 4 pontos. Rodrigo Cardoso, que participou pela 1ª vez no campeonato nacional de jovens de rápidas terminou no 43.º lugar, com 3.5 pontos. Sub14 - Mariana Saúde – 30.º lugar. Sub 16: 23 participantes - Diogo Almeida – 12.º lugar, com 5 pontos em 9. Gabriel Calixto – 14.º lugar, com 4 pontos. Sub20: 10 participantes - João Jesus – 8.º lugar, com 3.5 pontos em 9. |
Modeste Mendes destacado pela Federação Portuguesa |
O atleta, treinador e dirigente da Secção de Xadrez do Independente Futebol Clube Torrense, Modeste Mendes, esteve em grande destaque na última entrevista realizada pela Federação Portuguesa de Xadrez.
Um reconhecimento do maior organismo nacional da modalidade que desta forma presta uma grande homenagem ao trabalho deste jovem de 22 anos, como também ao Torrense, que abraça desde 2012 a modalidade.
Curiosamente, em 2015, o atleta recebeu o troféu Torrecas de Cristal, um prémio, de votação online, que distingue anualmente os atletas do clube pelo seu esforço e trabalho desenvolvido no ano anterior.
Atualmente com cerca de 50 atletas de todas as idades, o xadrez no Torrense apresenta-se nas vertentes lúdicas e de competição. O clube já formou um número considerável de jogadores e está regularmente presente, com atividades de formação e demonstração, em vários estabelecimentos de ensino público e privado do concelho.
A entrevista completa está disponível através da ligação. |
Sede do Torrense acolhe Torneio de Xadrez de Arrentela |

O salão da sede social do Independente Futebol Clube Torrense acolhe este sábado, a partir das 14.30 horas, a 12.ª edição do Torneio de Xadrez da Freguesia de Arrentela.
O torneio conta com partidas dos escalões sub8 até veteranos e joga-se em sistema suíço, de sete sessões com partidas semirrápidas de 15 minutos por jogador.
A iniciativa é organizada pela União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires e Independente Futebol Clube Torrense,com o apoio da Câmara Municipal do Seixal. |
Campeonato nacional de xadrez no pavilhão da Torre da Marinha |
O Pavilhão da Torre da Marinha recebe este sábado, dia 7 de março, a partir das 10 horas, cerca de 250 atletas para disputar o Campeonato Nacional de Jovens Rápidas, em partidas rápidas por equipas e individual.
O Independente Futebol Clube Torrense estreia-se este ano na organização de provas nacionais e coloca 12 jovens na disputa desta 3.ª edição, onde estarão presentes 16 clubes de todo o país.
Os Campeonatos Nacionais de Jovens, sub-8 a sub-20, de partidas rápidas por equipas, são abertos à participação de clubes e jogadores filiados na Federação Portuguesa de Xadrez (FPX).
Mais informações disponíveis regulamento e no site fpx.pt. |
|
|